Título: Extraordinário
Autor(a): R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
August sempre estudou em casa e não teve que conviver com tantas crianças ao seu redor durante a sua infância até ele chegar no 5º ano e seus pais acharem que ele deve ir para a escola, mas deixa a escolha em suas mãos. Tudo bem, ele vai começar a estudar em uma escola normal só quando tem 10 anos, mas isso até que seria fácil, se não fosse o problema genético que deixou seu rosto deformado, e que faz com que as pessoas o julguem e/ou sintam medo.
O diretor do colégio é muito legal, queria que ele fosse o diretor da minha escola, e pede para alguns alunos mostrarem ao August a escola e serem seus amigos, e um realmente se torna amigo dele de verdade, um dos outros se torna um 'inimigo' e a outra pode ser considerada uma neutra.
Muitas coisas acontecem durante esse ano, e a maioria dos personagens amadurecem, tanto o August, os seus amigos da escola, os pais e a irmã super protetores e muitos outros personagens.
Realmente o livro é extraordinário, me fez pensar em como uma pessoa com algum problema se sente, e os parentes e amigos mostram a historia dele de um ponto de vista muito interessante. A Via, que apesar de se sentir em segundo plano continua a amar o irmão. A Summer, que pra mim foi a personagem mais interessante, que tentou ser amigo dele logo que ele chegou no colégio e até deixou de lado chance que tantos outras pessoas da escola não perderiam por nada para poder continuar a andar com o August. Jack que mostra a dificuldade que ele sofre por conviver com o "garoto deficiente".
Tem muitas outras coisas que gostaria de falar aqui, mas por não poder contar todo o livro vou deixar pra lá. Mas para terminar tenho que dizer que esse livro é um daqueles livros que faz com que o leitor fique comovido com a historia e fica lendo sem parar ate ele acabar.

Esse é um dos livros da intrínseca que eu tenho paquerado. Uma coisa que eu acho interessante dessa história é que não tem como maquiar: é um menino com uma deformidade no rosto! E, cá entre nós, quem nunca se sentiu mal perto de alguém com uma deformidade facial? Por mais que tentemos ser racionais, humanos e sensíveis, normalmente o primeiro impacto de uma deficiência dessas é afastar quem a vê. Quem sofre de algo assim deve se sentir muito solitário e rejeitado. Deve ser realmente uma leitura emocionante, principalmente se o autor tiver conseguido passar com sucesso a visão do mundo de um garoto de 10 anos de idade.
ResponderExcluirQuem sabe no próximo mês, se a grana permitir, ele não passa a figurar na minha estante também. =)
Ótima resenha.
Realmente o que mais acontece é nos afastarmos, como acontece com a maioria das pessoas da escola do August, e pelo menos pra mim a escritora soube passar sim a visão da criança e das pessoas proximas.
ExcluirEspero que consiga sim comprar o livro, não irá se arrepender.
Obrigado :)
Vi esse livro e fiquei entre o compro... Não compro... Vi ele na Leitura e fiquei encantada com a capa, mas as vendedoras ficaram me irritando e não comprei. Resolvi ler sobre ele primeiro! A resenha me deixou curiosa! kkk Já voltei a postar no blog.
ResponderExcluirBeijos
O livro é muito bom, a capa é muito bonita mesmo, tanto essa como a branca.
ExcluirMe conta se decidir comprar e depois quero ler a resenha kkk
Indo visitar o blog :)
Beijo
Extraordinário é muito amor <3
ResponderExcluirGostei muito do livro, e acho que todos os leitores deveriam ler rs
Beijos
http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/
Com certeza <3
ExcluirEsse livro devia ser distribuído em todas as escolas do mundo, sério. Nunca vi história mais simples, delicada e transformadora como esta! E adorei a resenha, realmente é difícil se conter para não sair falando tudo do livro! ^^
ResponderExcluirBeijos!
www.bibliophiliarium.com
Que façam as suas palavras minhas, serio muito bom mesmo que Extraordinário passasse a ser encontrado em todas as escolas, muita coisa iria mudar.
ExcluirObrigado, que bom que gostou, ainda to achando que poderia ter contado mais algumas coisas